Resumo da Live Como Criar Um Negócio +Lucrativo

Empreender é decidir realizar uma travessia ousada para alcançar seus sonhos, objetivos e metas. Cabe aqui, logo de início, responder a uma pergunta brutal para você: 

Qual a melhor estratégia para abrir meu próprio negócio +lucrativo? Tenho uma resposta curta e direta: A melhor estratégia é planejar o modelo de negócio que você irá abrir, aplicando um método eficaz para fazer essa jornada.

Segundo Peter Drucker: “Uma empresa é uma atividade humana, feita por pessoas para servir pessoas”. Partindo desse princípio científico, a administração nos ensina que uma empresa é criada para criar e manter clientes, portanto existe para suprir as reais necessidades, desejos e expectativas dos seus consumidores.

Os empreendedores que as criam, querem além de servir as pessoas clientes, querem também, gerar resultados financeiros que remunerem o capital investido, assim como os sócios, acionistas e investidores. E, também, querem escalar o negócio no mercado e assumir a liderança do setor. Contudo, não há mágica capaz de fazer tudo isso acontecer, a organização precisará processar as 4 fases vitais da jornada de transformar uma empresa em um negócio +lucrativo.

As 4 fases que irei te mostrar a seguir, permitem viabilizar um ideia de negócio e obter maiores chances de vencer os obstásculos, sobreviver e se perpetuar no mercado.

AS 4 FASES DE UM NEGÓCIO +LUCRATIVO

Fase 1 – DESCOBERTA DO NEGÓCIO

1.1 – Despertar o gigante que existe dentro de você1Tudo começa pela decisão de querer empreendersomente a partir desse momento que você faz essa escolha de empreender começará a pensar, sentir e agir de forma diferente é quando você desenvolve sua visão de futuro: do que você quer ser, ter e fazer, sua decisão de realizar seu sonho, objetivos e metas, ou seja, o seu porquê aqui no planeta terra. Tudo é possível, desde que você acredite e age com direção e foco para realizar.

1.2 – Como Criar uma Ideia +lucrativa de negócio. Para facilitar o processo criativo de geração de  ideias de negócios +lucrativos, criei dois métodos simples e práticos, que os denominei de Método PHD e Método PIE. MÉTODO PHD: Paixão pelo que faz, ser Hábil no que faz e que aja Demanda pelos seus produtos e serviços ofertados. MÉTODO PIE: Popular, oferte algo que seja de consumo em massa e que ali você descubra uma oportunidade de negócio, que  seja Inovador de modo apresentar vantagens competitivas, que o diferencie no mercado e proporcione uma excelente Experiência aos seus clientes.

1.3 – Defina seu Modelo de Negócio, que seja a melhor estratégia para sua empresa criar, entregar e capturar valor no mercado, e possa vencer o jogo no mundo dos negóciosComece pesquisando tudo sobre o seu futuro segmento de mercado: quem serão seus clientes, concorrentes, parceiros, fornecedores, e demais aspectos importantes para sua decisão de qual será sua oferta de valor a esse mercado consumidor, tais como: 1) quais os melhores canais de venda, marketing e distribuição para alcançar seus futuros clientes; 2) quais as melhores estratégias de relacionamento com esses seus futuros clientes; 3) quais os melhores modelos de geração de receitas; 4) quais os recursos mínimos indispensáveis para fazer o negócio funcionar; 5) quais os processos chave para produção dos serviços e produtos e 6) qual o orçamento mínimo com seus principais itens de gastos, investimentos e fluxo financeiro para viabilizar o seu futuro negócio.

FASE 2 – EXECUTAR A IDEIA DE NEGÓCIOMVP Minimum Viable Product 

Chegou a hora da verdade, nessa fase é quando você irá concretizar o que foi planejado na fase anterior. É a jornada de EXECUÇÃO dos planos, objetivos e metas que levarão ao cumprimento da missão, visão de futuro e estratégias já definidas no campo do planejamento  para serem cumpridas por todo o sistema empresarial montado com foco em satisfação do cliente e remuneração econômica do negócio. Recomenda-se, sempre possível e aplicável a cada caso específico, dar a partida no negócio pelo chamado Minimum Viable Product (MVP) – que é a versão simplificada de um produto final ou de negócio. O objetivo é a partir do MVP, o empreendedor venha oferecer o mínimo de funcionalidades e produtos / serviços com o objetivo de testar o encaixe da ideia do negócio no mercado e assim poder coletar e analisar dados por meio das métricas de desempenho e resultados do negócio planejado, agora em fase de execução.

FASE 3 – AJUSTAR E VALIDAR O NEGÓCIO AO MERCADO

Nessa fase será tomada a decisão mais importante do empreendimento, qual seja, obter a resposta: Essa ideia de negócio é realmente viável ou não? Com base na coleta de dados na fase anterior, tais como: receitas, despesas, lucro líquido, uso de tecnologias, nível produtividade, nível qualidade, nível de satisfação dos clientes, etc. A direção tomará a decisão de dar continuidade ou não ao negócio, caso o resultado seja positivo, então se iniciará nessa fase as correções e os ajustes necessários para sustentabilidade e crescimento do negócio.

FASE 4 – MELHORAR CONTINUAMENTE, INOVAR E ESCALAR

O empreendedor é sempre um vendedor de sua proposta de valor e para isso deve utilizar todo o seu potencial de liderança para melhorar continuamente seus processos, produtos e serviços, através da inovação e capacidade de escalar o negócio, e assim fazer seu negócio crescer 5 ou 10 vezes mais, em menos tempo que seus concorrentes, e isso só poderá ser feito através de uma liderança eficaz com uso de um sistema de gestão que seja centrado em servir melhor seus clientes, obtendo a maximização dos lucros com crescimento sustentável.

É ACREDITAR EM VOCE E REALIZAR SEU SONHO

É a hora de acreditar mais ainda em você e em seu potencial de realizar seu sonho, que ao dar a partida rumo ao seu projeto, as coisas irão se ajustando aos poucos durante a caminhada, pois você é sabedor que haverá muitos fracassos no caminho, os quais deverão ser  superados, e com certeza servirão para consolidar um aprendizado fabuloso. É hora de ter coragem para seguir em frente, é hora de persistir sempre, enfrentando e superando os obstáculos como uma chance para crescer e assim dar mais valor às recompensas pelas suas vitórias. É não desistir nunca, é continuar a jornada e realizar as metas, fazer os gols!

Ferdinand Moura é CEO da EBCB – Empresa Brasileira de Consulting In Business

 

C

Ferdinand Moura

O Presidente da EBCB – Empresa Brasileira de Consulting in Business, Ferdinand Moura, criador da metodologia do Método Gestão Para o Lucro – MGL®, Administrador, Executivo de grandes empresas, MBA em Gestão Empresarial e Coaching (FESP-SP*), Master Coach, Mestrando em Business Administration na Florida Univerty Cristian, Orlando- EUA, Consultor Empresarial, especializado em abordagens inovadoras de criação e gestão de negócios voltados para alta competitividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados à EBCB