Indicadores de desempenho

Objetivo: O Indicador de desempenho é uma ferramenta de gestão que serve medir e apresentar dados quantitativos e qualitativos sobre o desempenho de uma empresa em seus processos internos diante do mercado. Os indicadores são criados para mensurar se as ações executadas estão cumprindo com os objetivos e metas previstas nagestão estratégica.

Passo1: Antes de definir um indicador, a empresa precisará primeiro definir o objetivo e adiretriz (meta+ medidas)a ser alcançada, isso acontece porque é preciso que o gestor saiba exatamente aonde quer chegar e o que é realmente importante para que o seu processo funcione corretamente. Não é possível medir a eficiência dos principais fatores que determinam o seu sucesso de um objetivo se para o mesmo não foi definido nenhumaforma de medir os resultados, pois um indicador tem sempre como referência asmetasque causem impacto na gestão estratégica, portanto precisam estar bem alinhadas, permitindo que as lideranças envolvidas possam apontar com precisão suas principais demandas.

Passo 2: Baseando-se semprenos objetivos e metas estabelecidas na etapa de planejamento estratégico da gestão do negócio, faça um estudo criterioso sobre o que é importante medir, alinhando os gestores e equipes de cada setor às principais metas.

Passo 3: Para criar os indicadores de desempenho, é preciso responder as seguintes perguntas: Como posso medir o progresso das medidas dos planos de ação que estou realizando? Com que frequência esse plano de ação deve ser revisto?

Passo 4: Com os dados expostos e as falhas identificadas, um plano corretivo deve ser elaborado estrategicamente, considerando o tempo e o investimento para sanar tais problemas e, principalmente, evitar que eles ocorram novamente.

Passo 5:Reúna sua força de trabalho, compartilhe a situação, explique de forma clara e objetiva as medidas que serão tomadas, motive sua equipe a trabalharem por um resultado comum;

Os gestores ficam encarregados de avaliar continuamente o impacto dos planos preventivos e corretivos, garantindo que a abordagem e o trabalho estejam gerando bons resultados.

Esclareça a sua equipe como esses indicadores podem ajudar a melhorar a qualidade, produtividade, reduzir custos, melhorar o clima organizacional e muitos itens de competitividade geral da organização. Crie debates sobre estratégia, permita que o colaborador se sinta parte do processo de inovação dos processos, produtos e serviços da empresa.

Exemplos de indicadores de desempenho que a empresa precisa medir:

  1. Base atual de clientes.
  2. Venda média atual.
  3. Índice de Satisfação dos clientes.
  4. Índice de falhas de um processo de produção ou entrega, etc.
  5. Taxa de Conversão de Vendas: quantidade de vendas realizadas dividida pela quantidade de leads captadas no meio digital.
  6. Receita por Consultor de Vendas: valor total vendido dividido pelo número de consultores de vendas de sua empresa.
  7. % Rotatividade de mão-de-obra: quantidade de demissões em um período dividida pelo número de funcionários ativos nesse período.
  8. Receita Bruta ou líquida por empregado.
  9. Ticket médio por dia da semana, etc.
  10. Indicadores de lucratividade: são responsáveis por relacionar algum dado referente ao DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) com a receita líquida da empresa. Este tipo de indicador mostra quanto que a empresa teve de lucro em um certo período.
    1. Margem bruta: relaciona o lucro bruto do empreendimento com os valores das vendas.
  11. Indicadores de rentabilidade: detectam o lucro da empresa em relação às receitas geradas pelas vendas.
    1. Margem operacional: corresponde ao valor restante no orçamento após o abatimento das despesas, menos o imposto de renda.Margem líquida: determina o valor total ocioso no caixa depois do abatimento de absolutamente todas as despesas, incluindo o imposto de renda.
  12. Fluxo de caixa: indicador mais simples de ser analisado e um dos mais utilizados e conhecidos, tem a função de medir a diferença entre os valores das receitas com as despesas do negócio.

Você faz os levantamentos necessários durante toda a realização da meta no tempo definido no plano de ação, para demonstrar os resultados você pode utilizar gráficos de controle, planilhas, relatórios, etc

Ferdinand Moura

O Presidente da EBCB – Empresa Brasileira de Consulting in Business, Ferdinand Moura, criador da metodologia do Método Gestão Para o Lucro – MGL®, Administrador, Executivo de grandes empresas, MBA em Gestão Empresarial e Coaching (FESP-SP*), Master Coach, Mestrando em Business Administration na Florida Univerty Cristian, Orlando- EUA, Consultor Empresarial, especializado em abordagens inovadoras de criação e gestão de negócios voltados para alta competitividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados à EBCB