Objetivo: Tem o objetivo de levantar a situação atual em que se encontra a empresas em diversos aspectos da gestão do negócio, busca identificar problemas para que a empresa proponha as soluções certas para corrigir ou prevenir os efeitos danosos à administração.
A empresa deve utilizar essa ferramenta para saber onde está e assim poder melhorar sua performance de gestão e operacional visando garantir sua lucratividade
Passo 1 -Levantamento de informações
O diagnóstico de gestão empresarial se baseia no levantamento de informações.
Para ter uma visão mais próximada realidade atual da empresa, os métodos de pesquisa e análise podem variar de acordo com os aspectos que o gestor deseja avaliar.
Quando se trata de avaliar questões relacionadas à produtividade, vendas, ociosida de, erros e retrabalho, a melhor alternativa é levantar informações e analisar documentos e investigar as operações da empresa.
Porém, quando o assunto é gestão de pessoas, motivação, qualificação dos funcionários e dificuldades enfrentadas na condução de processos, as melhores fontes são as pessoas. É importante salientar que é fundamental o envolvimento das pessoas relacionadas diretamente com as atividades nas quais se quer as informações, pois a qualidade da informação aumenta consideravelmente.
Passo 2 –Análise críticas dos resultados
Reunir o comitê de gestão estratégica para analisar os indicadores de performance pesquisados no diagnóstico, identificando num gráfico, por exemplo, a situação atual quantitativa e qualitativa dos itens pesquisados.
Esses dados serão muito úteis para traçar os objetivos e metas no passos mais adiante.