Como estabelecer uma Meta SMART e Seus Indicadores de Desempenho

Objetivo: O sistema de Metas S.M.A.R.T é uma ferramenta de gestão para ajudar a se planejar de forma eficaz de uma maneira fácil e intuitiva, ajuda a escrever e definir as metas de modo que sejam bem compreendidas por todos da empresa.

SMART é um acrônimo, palavra formada pelas iniciais, de um termo em inglês:-Specific (Específico)-Measurable (Mensurável)-Achievable (Atingível)-Realistic ou Relevant (Realista ou Relevante)-Time-based (Temporizável)

Essa é uma ferramenta essencial ao alcance de qualquer meta. A função dela é esclarecer a meta e torná-la mensurável tanto quanto possível, trazendo à tona tudo o que implica seu percurso e seu alcance.

Essa ferramenta proporcionará um ponto de partida. Quando a mente tem um alvo definido, ela pode focar e dirigir até alcançar a meta.

Se não houver um alvo definido, a energia é dissipada e não há como gerenciar um plano sem saber para onde está indo.

A meta deve ser Específica: Você deve determinar exata e claramente o que você espera alcançar.

Todo objetivo deve ter uma meta que seja entendível por todos os envolvidos. Um meta clara faz com que todos os esforços sejam direcionados para o mesmo foco, em uma mesma direção.

Objetivos muito subjetivos ou objetivos múltiplos geram confusão e dispersão de esforços, dificultando a preparação da equipe, a organização de recursos e o controle da execução do plano.

A meta deve ser Mensurável:Para sabermos até que ponto estamos perto ou longe de atingir um objetivo precisamos de um indicador para medi-lo. Valores, percentuais, quantidade, etc. fazem parte de alguns destes itens que devem der acompanhados durante a execução do plano.

A meta deve ser Atingível: Um objetivo não pode agressivo demais a ponto de parecer inalcançável, pois acaba desmotivando as pessoas, que desistem antes sequer de começar a perseguir o objetivo.

O objetivo deve ser agressivo o suficiente para ser encarado como um desafio e ser celebrado como uma grande conquista.

Só sabemos se um objetivo é atingível se este for específico e mensurável. Se o empreendedor faz uma pergunta a um cliente que acaba de comprar um produto de sua empresa já melhorou o entendimento do mercado e assim, pode ter atingido o objetivo.

Claro que isso não é suficiente, por isso, é preciso também saber se o objetivo é relevante.

A meta deve ser Realista e Relevante: Atingir este objetivo deve ser vital para sobrevivência da empresa. O benefício da realização do plano deve ser claro para todos da empresa.

A meta deve ter um prazo: Toda meta tem que ter um prazo, um limite, um posicionamento na linha do tempo. Caso contrário, nunca terá fim, nunca se saberá se foi atingido, neutraliza o efeito de qualquer forma de controle.

O empreendedor pode iniciar atividades para começar a conhecer melhor o seu mercado, mas isso pode ser feito de forma contínua, eternamente.

Mesmo ao definir uma métrica, como 20% do mercado, ainda assim a falta de um prazo pode ser interpretada de forma diferente pelas pessoas envolvidas. O senso de urgência do empreendedor para tomar decisões pode não coincidir com as pessoas diretamente envolvidas nesta atividade que farão com calma e sem pressa, pelo fato de um prazo não ter sido definido.

Alguns exemplos de metas SMART: 

  • Reduzir em 20% a taxa de inadimplência dos clientes corporativos até o lançamento da próxima coleção.
  • Preparar um relatório comparativo do desempenho das máquinas em horários de pico ao final de cada dia, durante as próximas três semanas.
  • Escrever um livro sobre planos de negócios, com 230 páginas no máximo,até o final de setembro deste ano.
  • Caminhar 9 quilômetros por dia, todas as manhãs, até atingir o peso de 83 km.
  • Lançar um novo produto para o mercado de baixa renda na zona rural até 2014.

Ferdinand Moura

O Presidente da EBCB – Empresa Brasileira de Consulting in Business, Ferdinand Moura, criador da metodologia do Método Gestão Para o Lucro – MGL®, Administrador, Executivo de grandes empresas, MBA em Gestão Empresarial e Coaching (FESP-SP*), Master Coach, Mestrando em Business Administration na Florida Univerty Cristian, Orlando- EUA, Consultor Empresarial, especializado em abordagens inovadoras de criação e gestão de negócios voltados para alta competitividade.

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