Ciclo PDCA e Plano de Ação

Objetivo: A ferramenta de gestão conhecida como Ciclo PDCA é uma das mais consagradas em todo mundo como um caminho para resolver problemas e atingir metas para aumentar o nível de excelência dos processos internos das empresas.

Por isso, nessa instrução vamos falar o que é, para que serve e como ela pode influenciar os resultados das empresas.

O ciclo PDCA é uma ferramenta é eficaz para manter as metas do padrões estabelecidos ou para resolver problemas de processos empresariais, buscando atingir metas de melhoria contínua, para isso, utiliza as seguintes ações:

  • P ( Plan)–Planejar as atividades a serem feitas relativas para as melhores soluções definidas.
  • D ( Do) –executar as ações planejadas para implantar a melhor solução encontrada ou ainda para neutralizar ou eliminar as causas detectadas de algum problema.
  • C ( Check)–Verificar através do indicar de controle estabelecido se os resultados estão sendo alcançados, ou seja, o que foi feito que funcionou e o que não funcionou de acordo com o plano de ação.
  • A ( ACT)-Atuar sobre as causas do que não funcionou, conforme fora previsto noplano de ação, mas se tudo ocorreu conforme o planejado, deve seguir para o processo de padronização.

O ciclo PDCA se resume em identificar o problema, criar estratégias e soluções para resolver o problema e o plano de ação, onde o projeto é colocado em prática para atingir os resultados desejados.

Em alguns casos, o plano é realizado de uma forma rápida, no entanto, há questões que demoram e muitas vezes há necessidade de mudar o planejamento no decorrer do projeto.

O ciclo PDCA colabora justamente nessa fase de controle contínuo para que tudo saia conforme planejado.

Ciclo PDCA –Exemplo prático

Para tornar mais fácil o entendimento do ciclo PDCA, vamos elaborar um exemplo.

Confira: Questão a ser resolvida:

Um grande escritório de contabilidade está gastando demasiadamente com insumos administrativos, ou seja, folhas, tinta de impressora e demais materiais necessários para desenvolver as atividades. No entanto, o aumento de gastos não corresponde com as mudanças no faturamento.

Como resolver essa questão? A primeira coisa a ser feita é uma reunião com os líderes e supervisores do setores para avaliação do problema. Geralmente, as companhias que consomem um material em grande escala possuem um controle sobre os gastos, nessa caso, são avaliados os números anteriores e os de agora para encontrar as possíveis causas do aumento excessivo do setor.

É possível elaborar um plano de ação utilizandoo ciclo PDCA.

PLAN (Planejar) – O problema pode estar no excesso de retrabalho, impressões fora do contexto da empresa, impressões sem necessidade;

Do (Fazer)–Treinamento para otimizar o tempo e evitar retrabalhos, estipular metas para controle de impressões, elaboração de um arquivo digital para diminuir os impressos.

Check (Checar)–Avaliar desempenho da equipe, analisar se as regras estão sendo seguidas, conferir o andamento da solução digital;

Act (Ação) –Perceber se foram notadas redução dos gastos no final do ciclo PDCA, caso, alguma estratégia não tenha funcionado, é preciso elaborar o segundo plano de ação e assim sucessivamente até que a meta seja alcançada.

A utilização do ciclo PDCA implica em diversas vantagens para as empresas, pois ajuda a otimizar os indicadores de controle e produzir melhoramento contínuo nas etapas de trabalho a fim de conseguir excelentes resultados na redução de custos, ganho de produtividade, processos de trabalho mais ágeis e por fim, a satisfação do cliente.

O PDCA como ferramenta de solução de problemas

  • P ( Plan)–Planejar asatividadesa seremfeitas relativas para as melhores soluções definidas.
  • D (Do) –Executar as ações planejadas para implantar a melhor solução encontrada ou ainda para neutralizar ou eliminar as causas detectadas de algum problema.
  • C (Check)–Verificar através do indicar de controle estabelecido se os resultados estão sendo alcançados, ou seja, o que foi feito que funcionou e o que não funcionou de acordo com o plano de ação.
  • A (Action)-Atuar sobre as causas do que não funcionou,conforme fora previsto noplano de ação, mas se tudo ocorreu conforme o planejado, deve seguir para o processo de padronização.

Ferdinand Moura

O Presidente da EBCB – Empresa Brasileira de Consulting in Business, Ferdinand Moura, criador da metodologia do Método Gestão Para o Lucro – MGL®, Administrador, Executivo de grandes empresas, MBA em Gestão Empresarial e Coaching (FESP-SP*), Master Coach, Mestrando em Business Administration na Florida Univerty Cristian, Orlando- EUA, Consultor Empresarial, especializado em abordagens inovadoras de criação e gestão de negócios voltados para alta competitividade.

5 thoughts on “Ciclo PDCA e Plano de Ação

  1. J’ai lu plusieurs choses excellentes ici. Signet de prix définitivement pour revisiter. Je me demande combien de fois vous tentez de créer un excellent site Web informatif. Emmalee Ludwig Swift

  2. I just started my blog a few months ago and discovered this site just two weeks now, and wow…So grateful for you. Thanks for the post. awesome.. Ellissa Brandyn Polloch

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados à EBCB