Ciclo PDCA e Plano de Ação

Objetivo: A ferramenta de gestão conhecida como Ciclo PDCA é uma das mais consagradas em todo mundo como um caminho para resolver problemas e atingir metas para aumentar o nível de excelência dos processos internos das empresas.

Por isso, nessa instrução vamos falar o que é, para que serve e como ela pode influenciar os resultados das empresas.

O ciclo PDCA é uma ferramenta é eficaz para manter as metas do padrões estabelecidos ou para resolver problemas de processos empresariais, buscando atingir metas de melhoria contínua, para isso, utiliza as seguintes ações:

  • P ( Plan)–Planejar as atividades a serem feitas relativas para as melhores soluções definidas.
  • D ( Do) –executar as ações planejadas para implantar a melhor solução encontrada ou ainda para neutralizar ou eliminar as causas detectadas de algum problema.
  • C ( Check)–Verificar através do indicar de controle estabelecido se os resultados estão sendo alcançados, ou seja, o que foi feito que funcionou e o que não funcionou de acordo com o plano de ação.
  • A ( ACT)-Atuar sobre as causas do que não funcionou, conforme fora previsto noplano de ação, mas se tudo ocorreu conforme o planejado, deve seguir para o processo de padronização.

O ciclo PDCA se resume em identificar o problema, criar estratégias e soluções para resolver o problema e o plano de ação, onde o projeto é colocado em prática para atingir os resultados desejados.

Em alguns casos, o plano é realizado de uma forma rápida, no entanto, há questões que demoram e muitas vezes há necessidade de mudar o planejamento no decorrer do projeto.

O ciclo PDCA colabora justamente nessa fase de controle contínuo para que tudo saia conforme planejado.

Ciclo PDCA –Exemplo prático

Para tornar mais fácil o entendimento do ciclo PDCA, vamos elaborar um exemplo.

Confira: Questão a ser resolvida:

Um grande escritório de contabilidade está gastando demasiadamente com insumos administrativos, ou seja, folhas, tinta de impressora e demais materiais necessários para desenvolver as atividades. No entanto, o aumento de gastos não corresponde com as mudanças no faturamento.

Como resolver essa questão? A primeira coisa a ser feita é uma reunião com os líderes e supervisores do setores para avaliação do problema. Geralmente, as companhias que consomem um material em grande escala possuem um controle sobre os gastos, nessa caso, são avaliados os números anteriores e os de agora para encontrar as possíveis causas do aumento excessivo do setor.

É possível elaborar um plano de ação utilizandoo ciclo PDCA.

PLAN (Planejar) – O problema pode estar no excesso de retrabalho, impressões fora do contexto da empresa, impressões sem necessidade;

Do (Fazer)–Treinamento para otimizar o tempo e evitar retrabalhos, estipular metas para controle de impressões, elaboração de um arquivo digital para diminuir os impressos.

Check (Checar)–Avaliar desempenho da equipe, analisar se as regras estão sendo seguidas, conferir o andamento da solução digital;

Act (Ação) –Perceber se foram notadas redução dos gastos no final do ciclo PDCA, caso, alguma estratégia não tenha funcionado, é preciso elaborar o segundo plano de ação e assim sucessivamente até que a meta seja alcançada.

A utilização do ciclo PDCA implica em diversas vantagens para as empresas, pois ajuda a otimizar os indicadores de controle e produzir melhoramento contínuo nas etapas de trabalho a fim de conseguir excelentes resultados na redução de custos, ganho de produtividade, processos de trabalho mais ágeis e por fim, a satisfação do cliente.

O PDCA como ferramenta de solução de problemas

  • P ( Plan)–Planejar asatividadesa seremfeitas relativas para as melhores soluções definidas.
  • D (Do) –Executar as ações planejadas para implantar a melhor solução encontrada ou ainda para neutralizar ou eliminar as causas detectadas de algum problema.
  • C (Check)–Verificar através do indicar de controle estabelecido se os resultados estão sendo alcançados, ou seja, o que foi feito que funcionou e o que não funcionou de acordo com o plano de ação.
  • A (Action)-Atuar sobre as causas do que não funcionou,conforme fora previsto noplano de ação, mas se tudo ocorreu conforme o planejado, deve seguir para o processo de padronização.

Ferdinand Moura

O Presidente da EBCB – Empresa Brasileira de Consulting in Business, Ferdinand Moura, criador da metodologia do Método Gestão Para o Lucro – MGL®, Administrador, Executivo de grandes empresas, MBA em Gestão Empresarial e Coaching (FESP-SP*), Master Coach, Mestrando em Business Administration na Florida Univerty Cristian, Orlando- EUA, Consultor Empresarial, especializado em abordagens inovadoras de criação e gestão de negócios voltados para alta competitividade.

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